O Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - PPEAMB, para o quadriênio 2025-28, aprimorou o Planejamento Estratégico Institucional - PEI, tomando por base a melhoria contínua dos indicadores de avaliação, o Planejamento Estratégico Institucional da UFRPE e a visão crítica da comunidade acadêmica (docentes, discentes, egressos e técnicos) relativos diretamente ao Programa. Ressalta-se que a CAPES destacou na Ficha de Avaliação da Área das Engenharias I a obrigatoriedade da elaboração do PEI, considerando a articulação com o planejamento estratégico da IES, visando à gestão proativa, adequação e melhorias da infraestrutura e elevação na qualificação e formação dos discentes (mestrandos e doutorandos), vinculada à produção intelectual bibliográfica, técnica e/ou artística.

O presente PEI do PPEAMB tomou por base a avaliação do PEI 2020-24, as recomendações da CAPES e a ausculta da comunidade acadêmica, por meio de instrumento próprio. Desta forma, foram ratificadas missão, visão e valores do Programa, avaliados os objetivos estratégicos, definidas ações de curto, médio e longo prazos, a partir de um diagnóstico por meio do método de SWOT, com a definição da avaliação do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Avançamos na normatização do processo de manutenção, qualificação, credenciamento e substituição de docentes do quadro permanente e colaborador, além de iniciar uma política de internacionalização, fortalecimento da inserção social, acompanhamento de egressos e os avanços tecnológicos. O processo de acompanhamento continuará a ser feito por Comissão Permanente de Planejamento Estratégico própria do PPEAMB, responsável pela concertação de todo o processo e incentivo ao atingimento das diversas metas. Desta forma, o documento anexo reflete o comprometimento da comunidade acadêmica do PPEAMB no processo de melhoria contínua, alinhamento às melhores práticas de ensino e aprendizagem, incorporação de tecnologias inovadoras e observâncias às demandas sociais e mercadológicas. Neste sentido, esforços serão continuados para a elevação da excelência na formação profissional no campo da pós-graduação em Engenharia Ambiental.