ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Tecnologia e Gestão do Meio Ambiente
Desde a criação, em 2013, o PPEAMB apresenta apenas a área de concentração Tecnologia e Gestão do Meio Ambiente. Essa área de concentração visa aprimorar o conhecimento de alternativas que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental dos processos produtivos, procurando o desenvolvimento ou a adoção de tecnologias que propiciem o gerenciamento de problemas ambientais. Ela se desdobra em três linhas de pesquisa direcionadas à:
(i) Controle e Remediação da Poluição;
(ii) Solos e Engenharia de Sedimentos e
(iii) Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos.
LINHAS DE PESQUISA:
Controle e Remediação da Poluição
Envolve os princípios e processos para o desenvolvimento de estudos voltados à preservação do meio ambiente, incluindo o reaproveitamento de resíduos industriais; controle e remediação da poluição no solo, água e atmosfera. Envolve também estudos de processos físicos, químicos e biológicos e avaliação do grau de contaminação dos principais compartimentos ambientais, bem como o desenvolvimento e validação de técnicas para a análise de poluentes específicos.
Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos
Aborda a avaliação da influência das ações antrópicas no meio ambiente, através do diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão, governança em áreas protegidas e em espaços urbanos e rurais, possibilitando, o direito do ser humano a um ambiente ecologicamente equilibrado e preservado para a atual e futuras gerações. A expertise desta linha de pesquisa atua com a gestão de recursos hídricos e da biodiversidade, mudanças climáticas, riscos ambientais e ecoeficiência. Também envolve o planejamento e desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) visando a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e da diversidade socioambiental, além de projetos relacionados com a Política Nacional dos Recursos Hídricos e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Solos e Engenharia de Sedimentos
Contempla a degradação física, química e biológica dos solos: causas, consequências, indicadores e soluções. Envolve também a caracterização e modelagem dos processos físico-hídricos no âmbito das bacias hidrográficas. Abrange a investigação dos fenômenos estáticos e hidrodinâmicos envolvendo escoamento superficial; erosão hídrica; análise de processos de transporte e deposição de sedimentos. Desenvolve ainda estudos que visam avaliar os efeitos das mudanças do clima na disponibilidade espaço-temporal dos recursos hídricos, assim como, a utilização da técnica de sensoriamento remoto aplicado na análise de paisagem.