Os docentes e discentes do Programa têm procurado se comprometer com ações que contribuam com a elevação da qualidade socioambiental nos mais diversos setores da sociedade.
A seguir são apresentadas as atividades que contribuíram para a inserção do PPEAMB. Elas podem ser subdivididas em três grupos: a) Apoio a organismos da administração pública na melhoria de seus processos e serviços, b) Organização de eventos para divulgação de novas tecnologias, c) Divulgação científica e d) Redes de pesquisa.
a) Apoio a organismos da administração púbica na melhoria de seus processos e serviços
O PPEAMB desenvolve ações de inserção dentro do projeto Impacto da gestão socioambiental em rede colaborativa do Comitê Ecos de Pernambuco nos Planos de Logística Sustentável Institucionais. Este Comitê congrega 11 instituições: Advocacia Geral da União - Secretaria de Administração em Pernambuco; Procuradoria da República em Pernambuco; Ministério Público de Pernambuco; Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região; Procuradoria Regional da República da 5ª Região; Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco; Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; Tribunal Regional Federal da 5ª Região; Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, tendo na Universidade Federal Rural de Pernambuco o apoio técnico para a implantação da gestão ambiental nos mais diferentes setores institucionais. O comitê desenvolve uma séria de atividades multi-institucionais visando melhoria nos indicadores de sustentabilidade das instituições participantes e responder positivamente ao Plano de Logística Sustentável. Dentre as atividades, anualmente são oferecidos cursos de curta duração (20h/aula) online, assíncronos e síncronos, gratuitos, cujo público-alvo são os funcionários das instituições do Comitê Ecos de Pernambuco, mas que é aberto para o público em geral. As inscrições são realizadas por meio de sistema próprio, as emissões de certificados são realizadas pela UFRPE. A participação de docentes e discentes na organização ocorre anualmente, especialmente formatando cursos e assumindo papel de ministrante.
b) Organização de eventos para divulgação de novas tecnologias
O EPERSOL - Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos (https://www.epersol.com.br/) organizado de forma colaborativa entre docentes e discentes do PPEAMB. Os docentes fazem parte do Comitê Técnico Científico - CTC, o qual também conta com doutores e doutorandos de várias instituições brasileiras e de Portugal. Já os discentes fazem parte do Comitê de Organização do evento e/ou presidência do congresso. O EPERSOL é realizado desde 2013 e tem o intuito de estimular o debate acerca das mudanças na gestão de resíduos sólidos e a disseminação de novas tecnologias e processos já presentes no mercado, em processo de surgimento ou de desenvolvimento, e que podem cooperar para a gestão adequada dos resíduos tanto no âmbito empresarial e coletivo quanto no meio pessoal e individual. Cada edição conta, em média, com a participação de cerca de 500 participantes de todo o Brasil. Em todos as edições, os artigos científicos apresentados são organizados em ebooks, que ficam à disposição para download gratuito no site do EPERSOL (https://www.epersol.com.br/e-books.html).
c) Divulgação científica
A Revista GEAMA (https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama) é um periódico científico em formato eletrônico aberto (open access), com publicação quadrimestral e gratuita, voltada a divulgar contribuições originais na forma de artigos científicos, revisões de literatura e notas técnicas que sejam inéditos e com caráter relevante e inovador nas áreas das Ciências Ambientais e Biotecnologia. Os docentes do PPEAMB participam do Corpo Editorial e o Prof. André Felipe de Melo Sales Santos é o Editor-Chefe.
A Revista GEAMA, por ser um periódico científico open access, gratuito e voltado para áreas estratégicas como Ciências Ambientais e Biotecnologia, pode gerar impactos significativos, são eles: 1) O formato open access permite que qualquer pessoa tenha acesso aos artigos, reduzindo barreiras financeiras para estudantes, pesquisadores e profissionais. 2) A revista oferece um espaço para divulgação de pesquisas inéditas, promovendo o avanço científico e tecnológico no Brasil. 3) Valoriza o trabalho de pesquisadores brasileiros, aumentando a visibilidade de suas produções acadêmicas e 4) Acadêmicos, engenheiros ambientais, gestores públicos e empreendedores podem utilizar a revista como fonte de atualização sobre as últimas pesquisas e tendências do setor.
d) Redes de pesquisa
O Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (https://www.ondacbc.com/) é um instituto de pesquisa que reúne uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores de instituições nacionais (Embrapa Semiárido, INSA, IFRN, IFPE, IFPI, IPA, UFAL, UFCG, UFPB, UFPE, UFRN, UFRPE, UFS, UPE e UEPB) e internacionais (Texas A&M University, TAMU, EUA; Duke University, EUA; University of Guelph, Canada; Institut de Recherche pour le Développement, IRD, França; Université Grenoble Alpes, UGA, França; Universidade de Coimbra, Portugal). O objetivo da rede é desenvolver tecnologias acessíveis que promovam o desenvolvimento sustentável e melhorem a qualidade de vida da população do Nordeste brasileiro. Os pesquisadores das instituições envolvidas desempenham um papel fundamental na disseminação de conhecimento científico e no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a segurança hídrica, energias renováveis e sustentabilidade ambiental, contribuindo significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.