A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) iniciou, em 2020, o processo de autoavaliação institucional dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), contemplando as atividades desenvolvidas no ano de 2019. Para isso, foram definidos pontos estratégicos de análise dos PPGs da UFRPE, que passaram a ser acompanhados periodicamente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA - https://www.cpa.ufrpe.br/). Essa comissão é composta por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, sendo coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
Os relatórios elaborados no âmbito dessa avaliação consideram os seguintes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional e Desenvolvimento Institucional. A metodologia adotada baseia-se na aplicação de um questionário online, de preenchimento voluntário, disponibilizado no site da instituição. A CPA realiza a análise sistemática dos dados obtidos, e, até o momento, foram concluídos seis ciclos de autoavaliação (2019–2024) dos programas da UFRPE. Os relatórios podem ser acessados no link: http://www.prppg.ufrpe.br/pt-br/ii-relatorio-de-autoavaliacao-da-pos-graduacao.
Há dois tipos de relatórios elaborados pela CPA:
• Relatório Analítico: Apresenta uma análise qualitativa dos itens avaliados, destacando aqueles que obtiveram as maiores e menores médias, além das ações implementadas pela CPA ao longo dos anos. Estes ficam disponíveis na Internet.
• Relatório Sintético: Contém os resultados completos sem análise interpretativa, organizados por campus e por cursos de graduação e pós-graduação. Tem caráter essencialmente quantitativo e são repassados paras as coordenações.
No caso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEAMB), o Relatório Sintético encaminhado à Coordenação é repassado para Comissão Interna de Autoavaliação (CIA). A CIA é constituída pelos seguintes membros: I. O coordenador e o substituto eventual do PPEAMB; II. Dois representantes dos docentes; III. Um representante dos discentes; IV. Um representante dos técnicos-administrativos; V. Um representante dos egressos e VI. Um representante externo da UFRPE. Atualmente a Profa. Liliana Andrea dos Santos e o Prof. Antonio Celso Dantas Antonino (UFPE) representam, respectivamente, os egressos e representante externo.
A CIA analisa os dados do Relatório Sintético e devolve os resultados à Coordenação, que os apresenta em um Seminário aberto a docentes e discentes. Nesse evento, realizado sempre no início do mês de março, as questões são discutidas coletivamente e encaminhamentos são estabelecidos de forma democrática.
Por iniciativa própria, a coordenação do PPEAMB passou a aplicar, ao final de cada semestre, um questionário de autoavaliação elaborado pela Comissão Interna de Autoavaliação (CIA) e direcionado aos alunos matriculados nas disciplinas do programa. Essa medida tornou-se necessária porque a avaliação realizada pela CPA não contempla um estudo individualizado das disciplinas ofertadas pelo PPEAMB. Dessa forma, o questionário permite um acompanhamento mais detalhado do grau de satisfação dos discentes com as disciplinas e com os professores.
O questionário aborda três dimensões principais: autoavaliação do aluno; avaliação da disciplina; e avaliação do professor. Os discentes são convidados a refletir sobre questões como:
• Se ele se dedicou à disciplina;
• Se a disciplina agregou novos conhecimentos à sua formação;
• Se o conteúdo está alinhado com a proposta do curso de pós-graduação;
• Se as aulas foram bem planejadas e conduzidas;
• Se o professor demonstrou domínio sobre o tema.
As respostas são processadas pela CIA, e os resultados são encaminhados à coordenação do PPEAMB. Em seguida, cada professor recebe o “feedback” referente à sua disciplina, permitindo que possa refletir sobre possíveis ajustes e melhorias. Essa iniciativa tem fortalecido o processo de autoavaliação, contribuindo para a qualificação contínua do ensino e o aprimoramento das experiências acadêmicas no PPEAMB.
Por fim, o PPEAMB organiza anualmente uma Reunião Docente, realizada logo após o Seminário de Autoavaliação, preferencialmente no mês de março. Esse encontro reúne todos os professores do programa (permanentes e colaboradores) e tem como objetivos principais:
• Apresentar a produção intelectual individual e coletiva do corpo docente;
• Discutir os encaminhamentos do Seminário de Autoavaliação;
• Analisar as dificuldades enfrentadas no ano anterior;
• Fazer um panorama geral da situação do PPEAMB;
• Definir estratégias para o novo ano letivo.
A realização dessa reunião é uma prática consolidada, ocorrendo desde antes das autoavaliações institucionais. A partir da pandemia, passou a ser realizada de forma remota, o que ampliou significativamente a participação dos docentes. Os professores compreendem que esse é um momento em que a coordenação exerce um papel propositivo e de cobrança, sempre com o intuito de fortalecer o PPEAMB e aprimorar seus indicadores acadêmicos. Nas edições mais recentes, os dados processados pela plataforma Stela Experta foram apresentados, permitindo que os docentes comparassem sua produção acadêmica de forma mais acessível com a de outros colegas do programa. A plataforma também possibilitou a comparação da produção do PPEAMB com a de outros programas da área de Engenharia I, oferecendo uma visão geral dos programas de pós-graduação nessa área e situando o PPEAMB nesse panorama. Além disso, a reunião é a ocasião utilizada pela coordenação para apresentar o tempo médio de titulação dos orientandos de cada docente (média dos últimos quatro anos) e a captação de recursos financeiros obtida por cada professor.
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