A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem investido e se destacado nos últimos anos no eixo estratégico da Internacionalização por reconhecer a sua relevância para a qualidade da Pós-Graduação. Para isto, conta na estrutura organizacional de um Núcleo de Internacionalização, denominado NINTER e que é responsável por executar a política de Internacionalização Institucional nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. O NINTER atua na gestão da cooperação internacional, auxílio a captação de recursos do exterior, gestão de eventos e treinamentos para internacionalização institucional, apoio à mobilidade acadêmica internacional, recepção de estrangeiros, tradução de documentos oficiais, e apoio às atividades linguísticas.

Com vistas a valorizar e executar as ações de internacionalização diretamente com os Programas de Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE inseriu na estrutura organizacional uma coordenação especializada, denominada Coordenação de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CIPPG) que, contribui com o NINTER na gestão da internacionalização com foco específico na Pós-Graduação. Esta coordenação gerencia os Programas de Internacionalização de agências de fomento à pesquisa nacionais (CNPq e CAPES), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e demais agências que fomentam ações de internacionalização de interesse da UFRPE. Nesse sentido, os estudantes de doutorado do PPEAMB, todos os anos, têm a oportunidade de realizar doutorado no exterior, participando de edital interno na UFRPE com as bolsas institucionais disponíveis pelo Edital de Programa de Doutorado Sanduíche - PDSE da CAPES.

A UFRPE foi uma das 36 instituições que aprovou a proposta no Programa Institucional de Internacionalização CAPES/Print. A execução do Projeto iniciou-se em 2019 e foi concluída em 2024 proporcionou o pós-doutorado de 25% do quadro docente do PPEAMB, proporcionando o aprofundamento do conhecimento nas linhas de pesquisa do programa, além de aumentar a experiência internacional dos docentes e construir uma rede de contatos para futuras participações de editais de colaboração bilateral.

Além do envio de estudantes e docentes para o exterior, o PPEAMB tem investido na Internacionalização em casa (Home Internationalization) por meio de atração de discentes de universidades estrangeiras para cursarem o mestrado e doutorado integral no Brasil. Para isso, o PPEAMB disponibiliza bolsas de estudo para o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o que tem possibilitado o ingresso semestral de discentes estrangeiros.

Os programas de pós-graduação da UFRPE contam ainda com o suporte do Núcleo de Idiomas, vinculado ao NINTER, que oferece semestralmente, de forma gratuita, turmas de idiomas (inglês, francês, espanhol e português para estrangeiros) para discentes e docentes da Pós-Graduação, no nível básico, intermediário e avançado.

O PPEAMB vem se estruturando continuamente para proporcionar um ambiente mais acolhedor e inclusivo aos estudantes estrangeiros. A Coordenação do Programa é responsável por estabelecer contato direto com os novos alunos internacionais, fornecer toda a documentação necessária para a obtenção do visto de permanência no Brasil e prestar suporte em sua chegada, incluindo a recepção no aeroporto. Além disso, caso necessário, a Coordenação realiza a matrícula dos estudantes na disciplina de português para estrangeiros oferecida pelo Núcleo de Idiomas da UFRPE.

Além dessas iniciativas, a coordenação do PPEAMB se disponibiliza também a auxiliar o discente estrangeiro no que for necessário, promovendo um ambiente de apoio até que eles se sintam completamente inseridos na UFRPE e no Brasil.